terça-feira, 2 de dezembro de 2008

60º Aniversário do meu irmão

Lisboa-Paris pela Air France. Paris-Bordeaux pela SNCF em TGV e eis que a família de Matos Dias se encontra nos festejos do 60º aniversário do José de Matos!
A promessa de comparecer ao Jantar do 60º Aniversário tinha-a feito no passado mês de Agosto quando fomos visitar “Os Castelos do Loire” e o “Puy-du-fou”, portanto lá fomos, com o objectivo de rever muitos dos amigos do meu irmão e, confraternizar com todos eles. E a festa estava bonita pá, até as “brasileiras” que por acaso eram da Costa Rica e Trinidade e Tobago estiveram à altura e proporcionaram momentos de verdadeira festa.
E como 60 anos é um marco importante na vida de qualquer um, assistimos a uma retrospectiva da vida de um lutador, elaborada pelas filhas e cunhados do JOSÉ. Sketches vários e diversificados! Eu apresentei um “power point” sem título e com fotos dos últimos 20 anos! E os vinhateiros ofertaram o peso dele “em vinho”!
Depois de passar por Bordeaux várias vezes, resolvi aproveitar um dia para conhecer melhor a cidade e, lá fui com o Alain, a Claudette, a Nicole, a Monique, a Manuela e o André fazer uma “promenade” pela cidade vinhateira.

sábado, 1 de novembro de 2008

Encontro do Vinho

O Evento tem o nome de Encontro do Vinho e na realidade é um encontro de apreciadores do néctar num local “bem” frequentado pelos produtores e comerciantes do dito.
O certame, que nos últimos anos tem atraído os enófilos e captado uma atenção crescente por parte de um público curioso pelas temáticas do vinho e da gastronomia contou com a “nossa equipa” que desta vez tinha o Eurico como iniciado nestas lides e, cerca de 250 produtores em exposição, em áreas tão diversificadas como vinhos, azeites, queijos, fumados e demais produtos gourmet.
A edição deste ano contava com uma novidade: a realização da 1ª edição do Gosto de Lisboa. Uma proposta que achei não atingida: 8 dos mais conceituados restaurantes de Lisboa (A Confraria/York House, El Corte Ingles, Eleven, Espaço Lisboa, Gemelli, Na Ordem com Luís Suspiro, Terreiro do Paço e Vírgula) pretendiam possibilitar aos visitantes uma experiência diferente em termos de aromas, texturas e sabores. Digo pretendiam porque o serviço era de refeitório com talheres de madeira e pratos de plástico, enfim, lá provámos uns peixinhos da horta, uma sopa de peixe,…e no fim achámos mal empregue o dinheiro que pagámos neste refeitório! Avançámos então para as provas e nas diversas incursões que efectuámos os eleitos foram: Na categoria de Espumante – O Quinta das Bágeiras, Bruto Natural; nos tintos maduros – o Herdade dos Grous, o Herdade do Perdigão, reserva 2005 e o Quinta do Coro, Cabernet Sauvignon de 2005.

sábado, 25 de outubro de 2008

Lançamento do livro "A vida num sopro"

Sábado dia 25-10-2008 fui ao Centro Comercial Vasco da Gama com o propósito de ouvir o José Rodrigues dos Santos no lançamento do seu livro “ A vida num sopro” . O local anunciado a Livraria Bertrand que se encontra agora num espaço diferente no Piso-0 junto ao acesso principal do estacionamento, não tinha espaço suficiente para todos os leitores que se deslocaram lá para ouvir o escritor sobre a sua obra literária. Mas à boa maneira portuguesa com filas à direita e à esquerda eis que todos depois da palestra se apresentaram ao escritor, para que o mesmo autografasse o livro que acabavam de adquirir, eu que consegui não ser o último, lá tive direito a uma dedicatória de três palavras e assinatura com data!
Claro que adquirir o livro ao escritor, tem para mim um significado muito especial porque só não li (ainda) o primeiro romance do escritor e, gosto bastante da forma e do vocabulário que o José Rodrigues dos Santos utiliza nos seus livros com uma escrita clara e escorreita, mantém o leitor colado à história. Não tenho admiração igual por nenhum outro escritor da actualidade e, quem sabe um dia se não será o JRS o Nobel da Literatura!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ir ao Estádio ver o derby

Mais um derby, mais uma vitória!Estádio cheio, 60.123 espectadores foi o número oficial apresentado nos ecrans do estádio, eu lá estava no meio dos “amigos” habituais a torcer pelo nosso BENFICA e a querer ver ali que o nosso clube além do maior clube do mundo em nº de associados também virá a ser o maior clube da Europa em resultados desportivos. Temos direcção, temos Director desportivo, temos Treinador e teremos equipa assim os sócios tenham paciência e humildade. Os adversários que venham à luz jogar como o Sporting o fez dignificam o futebol e o espectáculo. Ganhar por 2-0 foi um bom resultado mas se o resultado fosse de 3-2 não seria pior!!
Bem e já agora deixar aqui mencionado que os goleadores foram o Reys de trivela e o Sidney de cabeça, grandes golos!

sábado, 5 de julho de 2008

Museu Berardo

Inovação? São boas ideias postas em prática!
Foi o que fez o Museu Berardo que ao completar 1 ano, comemorou com o público o aniversário disponibilizando o museu em aberto durante 24 horas, e colocando no espaço envolvente toda uma série de espectáculos que se prolongaram também durante a “festa”.
Não chegámos tarde, talvez por volta das 22 horas do dia 03 de Julho, ainda a tempo de nos cruzarmos com o Joe Berardo o qual me pareceu frenético e satisfeito pela “festa” que estava a proporcionar aos milhares de pessoas que iriam passar pelo “seu” espaço de arte e cultura. O espaço arquitectónico do museu é fabuloso! E quem melhor do que Le Corbusier (1887-1965) um arquitecto com obra feita em várias áreas – o artista da minha “Lc4 Chaise Longue”!!! A exposição da memória das obras deste artista no 1º Piso do museu estava repleta de portugueses que seriam somente uma maioria, num público de pessoas do mundo!
Como já tinha visitado o museu, dei uma volta rápida pela exposição permanente e claro, fui dar mais uma olhadela no Picasso, nos Miró e no “ O Celeiro” da Paula Rego. Ah!!! E fiquei um pouco a apreciar aquele “trabalhador” que carregava folhas de papel para uma obra que concerteza iria ter um final tipo “parede de papel” não sei o nome do artista mas acho que estava ali a ter a sua hora de fama. Artistas!!!

terça-feira, 1 de julho de 2008

A sexta à noite.

Continuar e comentar aquilo que vai acontecendo na minha vida é um desafio monótono!
Mas a vida essa espero que seja agradável, alegre e longa! E é para materializar este pensamento que normalmente à sexta-feira me dá prazer ir jantar a qualquer sítio, de preferência a um Restaurante com bom marisco! Na passada sexta a escolha recaiu no Restaurante Mar do Inferno na Boca do Inferno em Cascais.
O Restaurante Mar do Inferno não precisa de grande publicidade pois o local onde se encontra além de espectacular tem a grande vantagem de ter um parque de estacionamento à dimensão das necessidades e também tem a grande vantagem de ter uma clientela de grande qualidade, exigente, e simples! Sim, simples por abundante nas doses, e na diversificação da ementa! Simples pelas mesas grandes com famílias numerosas – a nossa era redonda e só preenchíamos 5 lugares- mas a do lado era rectangular e além do Sr. Stanley Ho Hun-sung o magnata dos casinos (dizem que é dos homens mais ricos da Ásia!), tinha mais 11 pessoas, família típica chinesa – baixinhos, magrinhos e pouco faladores.
Bem abandonámos o Restaurante por volta das 00,30 horas, e o Murganheira Bruto e as bruxas estavam boas! Havia que descansar pois no dia seguinte o destino seria Vilamoura e cedinho.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A família Trindade

A ideia já havia sido alvitrada várias vezes. O Joaquim Paulo colocou-a em andamento, convocou os primos e as primas e no passado domingo (22 Junho) reuniu a família no SolPlay em Linda a Velha!
Foi agradavel esta reunião dos primos que ainda foram a tempo de em unissono desejarem muitos e bons anos de vida à tia Bia única resistente da descendência Trindade e à tia Laurinda.
A vontade de realizar novo encontro no próximo já está em marcha e dessa vez o encontro será num hotel e talvez um fim de semana para que possamos confraternizar durante mais tempo!
Haja saúde!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cocktail nos jardins da residência do embaixador

Ontem a coisa ficou preta! Portugal perdeu 2-3 com a Alemanha, fomos eliminados e nem sequer chegámos aos Quartos. Paciência. É coisa que nos não falta - nunca ganhámos!
Bom, então e o convite do Embaixador de Inglaterra - Alexander Ellis, para festejar os anos da Rainha Elizabete II. Seria facto muito importante não fora a hora fazer interseção com o jogo que por azar perdemos (nestas coisas uma desgraça nunca vem só!) e estaria agora a relatar aquilo que o Santos Carneiro me transmitiu em off, ou aquela conversa que o Pedro Dias teve sobre as famílias numerosas - a denúncia nunca! Ou então aquela coincidência de me terem apresentado o Serôdio que é de Perafita, e hoje ao almoço o sócio do Lopes da Vidreira - o José - que tem uma empresa em Évora me vir dizer que o fornecedor dele de software de gestão é o Serôdio de Perafita. E esta hein!!! O mundo é mesmo pequeno.
Mas voltando ao cocktail nos jardins da residência do embaixador na Calçada da Boa Hora em Lisboa, devo deixar para registo que álem da Srª Maria Barroso (esposa do Dr.Mário Soares) e do Nuno Rogeiro "desfilaram" ali muitas figuras públicas da nossa sociedade para um anfitrião que sinceramente me surpreendeu pela forma alegre, jovial e brincalhona que mantinha com os convivas.
Pois mas havia o jogo à mesma hora! Optei por me ausentar. Quando cheguei ao Carro já estava Portugal a perder 0-2! Acelarei para casa e ... na 2ªparte terminámos derrotados por 2-3.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Uma vida do caraças!

Bem, para começar fiz uma lista de telefonemas a executar, não eram muitos cerca de 8! Depois arranquei para a Sifoc onde me reuni com o Sr.Armindo seguindo depois para o almoço que desta vez foi na Lousa num restaurante no Barril! Como é normal os almoços do Sr.Armindo teem sempre muita gente. Desta vez estavam 3 brasileiros (2+1) que deveriam de ser da familia da Irene segundo me apercebi. À minha frente ficou a Cristina (a filha do Bráz) que acabou a tropa e agora está desempregada! Pareceu-me desempoerada mas não faz nada a mocinha! Encontrei o José António da Equifuro e combinámos efectuar uma visita às instalações dele em Bucelas.
Saí do almoço que teve como prato principal - Galinha do campo com massa. Estava bem confecionada e como dizia o individuo que me calhou ao lado "a massa vai sempre bem". Fui à Metalurgica Serra mas desta vez não consegui trazer nem um cheque pré-datado como é hábito - até a D.Ana não me passou nenhum cheque pois diz que não sabe se no fim do mês irá ter dinheiro para pagar salários!!!
Depois de meia hora de conversa com o Costa vim-me embora para a Eddil. Actualizei uma data de papelada que tinha na secretária e vou-me embora para casa onde espero ver a 2ªparte de um joguito de futebol do Europeu.

1º Comentário

Continuar e comentar ... eis a fórmula para reunir os comentários que espero mais tarde me possa recordar as alterações ou certezas daquilo que vou cimentando ou alterando ao longo do tempo.
Não será para efectuar comentários todos os dias mas acho que tenho muitos para aqui colocar. Não será um diário. Será um espaço de escrita e divulgação de pensamento e certezas de todos aqueles que se achem com espirito de comentadores.
Os comentários que aqui vou deixar? Vida, gestão, amizade, futebol, informática, viagens e tudo aquilo que metemos em tudo isto. (?!?)
Vamos a isto.