
Na Sexta feira santa, fomos almoçar a Santa Marta de Penaguião e dormir no Hotel da Régua. O Jantar não foi famoso pois além de me doer a cabeça, a cozinha do Passa Castas não agradou ao gosto gastronómico de todos nós!
E eis que no Sábado às 8 horas e 30 minutos nos encontramos a bordo do Princesa do Douro prontos a efectuar a subida do Douro II da Régua até Barca de Alva.
As vinhas praticamente omnipresentes nas encostas do Douro dão à paisagem a beleza e a riqueza que eu já esperava mas devo confessar que as poucas aldeias que podemos ver durante o passeio mostram uma pobreza que não sabia existir por aqui!
A subida do Douro através das eclusas na Barragem do Bagaúste e na Barragem do Pocinho, levou-nos até Barca de Alva, aldeia que somente observámos a bordo do Princesa do Douro, pois alcançado o ponto de máxima Longitude eis que o ponto de chegada será o Pocinho onde o meio de transporte seria agora o caminho de ferro para regresso. Chegámos à Régua por volta das 19 horas e o próximo destino estava ainda a cerca de 12 Kms – Quinta da Azenha na localidade ribeirinha de Folgosa do Douro.
O Damião e a esposa como bons anfitriões já estavam à nossa espera mas, o Benfica - Académica foi o que nos prendeu a atenção quando lá chegámos! Para registo e para nossa tristeza o Benfica perdeu por 0-1. O jantar que se seguiu foi excelente. E como em Folgosa do Douro era dia de festa, ainda fomos dar um “pézinho de dança” no largo da aldeia!
O último dia desta viagem – Domingo de Páscoa – viria a ter dois apontamentos de destaque:
1º - Almoço em Roussas na casa do Armindo Bento. Um verdadeiro amigo que fez questão de receber a nossa “comitiva” de 8 comensais para um almoço no seio da sua família.
2º - Visita ao Mosteiro de de Santa Maria de Tarouca .O sr. Caetano foi o guia de serviço dando uma lição de história, de vida e da politica cultural deste país. Gostámos!
No regresso a família Paulo seguiu para Castelo Branco e eu regressei novamente pelo Porto onde o Manuel Mendes ficou juntamente com a sua companheira a D.Elisa. A Sandra Paulo acompanhou-nos no regresso a casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário